sexta-feira, 22 de abril de 2011

Relátorio da viagem a fazenda colégio Tejupeba




 No dia 16 de abril  de 2011,Nós, alunos da Universidade Federal de Sergipe(UFS) do curso de História lic.,da matéria História de Sergipe I, acompanhados do Prof.Claudefranklin Monteiro da matéria Patrimônio Cultural,fomos a fazenda colégio Tejupeba sob a orientação do Prof.Dr.Antônio Lindvaldo de Sousa e sua monitora Priscila Araújo com o objetivo de conhecer as localidades onde os jesuítas se instalaram.
 
Fazenda Colégio Tejupeba

 A fazenda Iolanda (antiga fazenda colégio Tejupeba) possui de um lado o colégio, onde os padres catequisavam os nativos, e do outro a igreja; A fazenda colégio Tejupeba é a mais antiga residência da ordem jesuítica em Sergipe,e quem a dirigiu foi o Padre José Teixeira.
  O ônibus partiu da U.F.S às 8hs e chegou a Itaporanga D`Ajuda (local onde fica a fazenda colégio) às 9h e 30.Dez dos alunos da viagem ficaram responsáveis para apresentar um seminário assim que chegassem no local,eles tiveram que elaborar uma dinâmica com o intuito de se conhecer melhor o local em questão.

Envelope usado na dinâmica

 Antes dos alunos descerem do ônibus,alguns integrantes do seminário,foram desenvolver a dinâmica,que seria esconder um envelope e ao procurar o mesmo,os alunos teriam que identificar como era o local onde o envelope estava escondido e o que tinha dentro do local,ou seja, fazer uma análise geral do que havia dentro e fora do mesmo.Como na fazenda há a igreja e o colégio, o professor dividiu a turma em dois grupos, um procuraria o envelope na igreja e o outro no colégio.

 Assim que encontrassem,todos se reuniriam embaixo de uma árvore,próxima as localidades, e iriam descrever tudo o que haviam visto no local,depois disso os grupos trocavam de lugar.
 
Vista de dentro do colégio

 Na procura do envelope,os alunos,assim que entraram no colégio(que tem um andar),perceberam  o desprezo que havia com o local, muita coisa estava arruinada.O colégio possui 22 portas e 15 janelas, é notório a presença das cores verde e branco no local.
  O envelope foi encontrado no assoalho do colégio, os integrantes do grupo decidiram não escondê-lo no andar de cima ,pois a madeira não iria sustentar um número expressivo de alunos ,e poderia desabar.
Foi estipulado um certo número de alunos para percorrer o andar superior,lá havia muitos compartimentos,provavelmente seriam as salas de aula.

Andar de cima do colégio


Púlpito da igreja
 






 Na igreja, havia o mesmo descasso com o local,tinha muita coisa destruída e a presença de vários morcegos, os alunos viram o púlpito que era usado quando o padre queria ficar mais próximo dos fiéis.







Uso da cor amarela na arquitetura da igreja



Uso da cor azul na arquitetura da igreja


 Algumas das cores presentes na igreja eram o branco, o amarelo e o azul. Próximo ao altar estavam três túmulos e no fundo da igreja havia um tipo de sacristia com mais túmulos,um deles era  da baronesa de Estância.
Túmulo da baronesa de Estância






Dentro da igreja havia uma escada ,que provavelmente levaria ao sino,mas a escada se encontrava quebrada,depois de ir ao colégio e a igreja, todos se reuniram de volta a árvore,foi realizado algumas apresentações da matéria de patrimônio cultural e logo após,todos se dirigiram para dentro da igreja e deu início ao seminário.

 Ás 12 e 30 o seminário terminou,essa viagem foi muito importante para nós,alunos,pois descobrimos, de perto, onde os jesuítas se abrigaram e como eles tiveram tamanha importância para a colonização de Sergipe.Ela só foi possível graças ao nosso Professor Dr.Antônio Lindvaldo Sousa,para quem agradeçemos.
                                                                       
             ''Imagens tiradas por Gladston Passos''
                                                                                                                          Aracaju-SE
                                                                                                                     22/04/2011
                                                                                                                     Gladston Passos
                            

Um comentário: