domingo, 3 de abril de 2011

Relatório de viagem


Visita ao Arquivo Judiciário

    No dia 28 de Março de 2011,a Universidade Federal de Sergipe-UFS, realizou sob a orientação e acompanhamento do Prof. Dr.Antônio Lindivaldo Sousa a visita ao Arquivo Judiciário de Sergipe.Participaram da visita,alunos do curso de História-Lic.,da discliplina História de Sergipe I , num total de 38 alunos.O objetivo da visita foi ter um contato com as fontes judiciais de nossas carreiras.
    Criado em Novembro de 1984, o Arquivo Judiciário possui uma das melhores estruturas para pesquisa no país em termos de fontes judiciais. Em 2005 foi inaugurada a atual sede, de acordo com os padrões exigidos pela arquivologia contemporânea.A atual sede é localizada na Rua Cons.Carlos Sampaio, S/N no bairro Pacheco.
    A visita começou exatamente às 8hs, fomos recebidos com toda atenção pela chefe do Arquivo Judiciário Yêda Ribeiro,onde nos conduziram ao auditório, lá assistimos um vídeo institucional e depois ouvimos a uma apresentação da Prof.M.Sc Eugênia Andrade sobre as funções do Arquivo Judiciário.
    Eugênia nos guiou a Sala de Pesquisa, local onde,diariamente,são atendidos advogados,historiadores,estudantes e demais cidadãos, a sala possui cabines individuais e coletivas em um ambiente climatizado.
    Além disso,transitamos entre os acervos de mais de 86 mil caixas de processos,o que equivale a mais de 13 Km de caixas colocadas lado a lado.Logo após vimos como é feita a digitalização dos documentos, documentos raros e de suma importância histórica,que são transferidos para o suporte eletrônico.
    Através de Fábio José Oliveira,chefe da Divisão de Recuperação,conhecemos o laboratório de Restauro,implantado em 2005,o laboratório possui inúmeros equipamentos para a preservação do acervo da História de Sergipe,um deles é a máquina de obturação de papel.
    A visita terminou exatamente às 11hrs,e foi muito importante para nós,pois através do Arquivo Judiciário podemos resgatar a memória Sergipana e passar a respeitá-la e valorizá-la.
    Essa visita só foi possível graças ao nosso Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa e ao corpo presente do Arquivo Judiciário de Sergipe,para quem agradecemos.

Imagem retirada do site: google
                                                                                                                            03/04/2011

                                                                                                                       Aracaju-Se
                                                                                                              Gladston O dos Passos








  

Nenhum comentário:

Postar um comentário