domingo, 3 de abril de 2011

Visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe






  No dia 2 de Abril de 2011,Nós, alunos da Universidade Federal de Sergipe(UFS) do curso de História-Lic, da Matéria História de Sergipe I, visitamos o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE),sob a orientação do Prof.Dr.Antônio Lindvaldo de Sousa e sua monitora Priscilla Araújo Silveira, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o estado,a preservação e a divulgação da cultura Sergipana.O Instituto se localiza na Rua Itabaianinha, número 41 do bairro Centro.
  A sede do IHGSE,é um prédio da déc.de 30 do séc XX, possui um auditório com mais de 400 lugares, e é conhecido como "A Casa de Sergipe", foi criado em 6 de agosto de 1912, é uma institução civil sem fins lucrativos que foi tombado em 2007 pelo poder público estadual.Ao longo de sua existência, "A Casa de Sergipe" sempre foi liderada por figuras ilustres, e na década de 1940, por intelectuais da educação, um deles foi  Maria Thetis Nunes que inclusive fez parte por muitos anos do departamento de história da U.F.S .
  A visita começou às 9h e 15 min, o atual presidente do IHGSE Samuel Barros Medeiros de Albuquerque, foi quem nos guiou por todo o percusso.Ao entrar no Instituto,nos deparamos com a galeria dos Ex Presidentes do Instituto.A galeria é uma homenagem a todos os que assumiram o compromisso com "A Casa de Sergipe".
  Logo em seguida, fomos para o Sala de Leitura, ou seja, o Salão Epifánio da Fonseca Dória, para Samuel "Epifánio é a alma do Instituto".A sala de leitura é um dos lugares mais concorridos dos visitantes, além disso, conhecemos a Sala da Presidência ,onde recide um enorme quadro do alagoano Manoel Joaquim Fonseca de Barros,personagem bastante polêmico, que se envolveu em grandes conflitos políticos.
  Samuel nos levou ao Arquivo Sergipano,onde permanece algumas das cartas da sesmarias.Foi bem notório a divisão dos quadros em torno da Biblioteca, de um lado a figura de Olímpio Campos do outro Epifánio Dória,a Biblioteca comporta 43.000 volumes de livros, sendo que 9.247 pertencem à sessão Sergipana,faz parte da Biblioteca  a Hemeroteca, com mais de 1.000 volumes de jornais, e boa parte desses volumes já foram digitalizados.
  Fomos guiados para a Pinoteca,que é um salão de exposições temporárias, cujo o acervo é formado por retratos de personagens sergipanos,executados por artistas locais e obras de artistas brasileiros que frequentaram a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro.Ao lado da Hemeroteca tem o museu Galdino Guttman Bicho(1888-1955) que doou boa parte do seu acervo ao IHGSE, os artefatos do museu são apresentados como FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DE SERGIPE, lá pode se ver fuzis, baionetas etc...
  No final do percusso,Samuel nos levou ao auditório e informou que ocorre sessões solenes e sessões extraordinárias ,e nos mostrou a Revista mais antiga de Sergipe, em termos de circulação ,desde 1913 até os dias atuais.Foram sorteados 3 exemplares e a visita terminou às 11h e 15 min. E foi muito importante descobrir uma associação que protege, guarda e disponibiliza a história Sergipana para qualquer indivíduo com fome de conhecimento.Essa visita só aconteceu graças ao nosso Prof.Dr. Antônio Lindvaldo de Sousa e ao corpo presente do IHGSE para quem agradeçemos .

Imagem retirada do site: Google


                                                                                                                          03/04/2011
                                                                                                                  Aracaju- SE 
                                                                                                               Gladston  Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário