quinta-feira, 3 de maio de 2012

Relatório do Ciclo de Estudos: “O Sertão tem Histórias”

Relatório do Ciclo de Estudos: “O Sertão tem Histórias”


Gladston Oliveira dos Passos*

 O ciclo de estudos ocorreu nos dias 14 e 15 de abril de 2012, em Gararu e Porto da Folha, foi um evento onde ocorreram “aulas públicas” e visitas técnicas a lugares representativos da sociedade do couro (em destaques os currais de pedras e a história da igreja católica na localidade) no sertão sergipano e a situação dos índios ao longo do processo de expansão da sociedade do couro do domínio das terras dos índios nos arredores do rio São Francisco, o evento foi destinado a graduandos e graduados em história e áreas afins, coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Souza.

Igeja Senhor Bom Jesus dos Aflitos





 No dia 14 de abril de 2012, às 11h 25min, na igreja matriz do senhor Bom Jesus dos Aflitos foi iniciado o evento. Em 10 de abril de 1875, a capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi elevado à categoria de matriz.




Parte interna da igreja













 A igreja é um símbolo de romanização, com o coração de Jesus na frente da igreja simbolizando a dor, nela predomina o catolicismo penitencial do vaticano I, onde o pobre tem que sofrer, por isso fará com que ele tenha um pedacinho de terra no céu.

Curral de Pedras
Às 11h55min, foi visitado o Curral de Pedras do Senhor Pedro, na cidade de Gararu, os currais de pedra existem desde o século XVI, o proprietário (Seu Pedro) tem 80 anos de idade.



Seu Pedro
Os currais cercavam as lagoas no período de cheias, onde se produzia o arroz, esses currais foram elaborados de forma magnífica que atualmente ninguém consegue esquematiza-las da mesma forma, com a chegada da hidrelétrica de Xingó, a plantação de arroz declinou, pois a reserva retirava água do São Francisco, causando um prejuízo para o agricultor.
Curral de Pedras



Igreja Nossa Senhora da Conceição



Às 17h 25min, foi visitada a igreja matriz de Porto da Folha (Nossa Senhora da Conceição) diferentemente da igreja de Gararu, a igreja de Porto da Folha segue o catolicismo do Vaticano II, na igreja não ostenta riqueza nela há um painel pintado pelo Frei Juvenal Vieira Bomfim em 1970, a igreja não é sofisticada e não possui símbolos religiosos.





Painel da Igreja



 O painel é um exemplo disso, nele existe uma imagem onde uma mulher se encontra de costas para Jesus Cristo esse foi pintado de uma cor acentuada, ou seja, desmitificando a ideia de que ele é branco e tem os olhos azuis.


O altar não é um altar marxista, comunista. Além disso, a igreja foi construída aos poucos uma das torres foi construída em 1861 a outra só foi construída no ano de 1932.

Painel Aproximado















Quadrilha de Porto da Folha
Às 20h 30min, foi realizada a aula pública “O sertão tem histórias...”, no espaço Antônio Carlos do Aracaju, na Ilha de Ouro, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Souza. A Escolha do tema é devido às pesquisas realizadas pelo professor e fazendo essas pesquisas, ele percebeu que existem falhas nos documentos utilizados pelo mesmo, diante disso, não é possível estabelecer uma única história linear, mas sim plena, porém não é fácil conta-la.

 Na aula foram abordados diversos aspectos: Formas de acesso a terra no sertão, a questão da terra devoluta, vínculos entre a mata e o sertão, forma comunal de apropriação de terras, como funcionava a economia sertaneja, o papel do negro na ocupação do sertão e a situação dos índios no início do século XIX. Logo em seguida, Antônio Carlos do Aracaju explicou sobre os currais de pedra e ao final da sua palestra, houve danças da quadrilha junina de Porto da Folha. Às 23hs, aconteceram atividades culturais na Ilha de Ouro, para o encerramento dos trabalhos.

Curral de pedra (Porto da Folha)
 No dia 15 de abril de 2012, às 9h e 32min, foram visitados os currais de pedra e às margens do rio São Francisco (Porto da Folha), às 10h e 15 min foi revisitado a ilha de ouro e às 15h e 40min a chegada à ilha de São Pedro – Aldeia dos Xocó, guiado pelo ex-cacique Apolônio Xocó.



Aldeia dos Xocó


Ex- Cacique Apolônio Xocó






Igreja de São Pedro
Às 16h e 47min foi visitada a igreja de São Pedro (dentro da igreja) onde ocorreu a palestra ministrada pelo ex- cacique Apolônio, ao terminar a palestra foi encerrado o evento com uma dança da tribo junto com o pajé.


Pajé e os Índios dançando




















*Acadêmico do curso de História, da Universidade Federal de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário