quinta-feira, 3 de maio de 2012

Relatório do Seminário: Índios em Sergipe e Índios Xocó (Hoje)


Relatório do Seminário: Índios em Sergipe e Índios Xocó (Hoje)

Gladston Oliveira dos Passos*



Nos dias 19 e 20 de abril de 2012 foi realizado na Universidade Federal de Sergipe o primeiro seminário: Índios em Sergipe e Índios Xocó (Hoje), coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Lindvaldo de Sousa. O seminário teve como objetivo contribuir com a temática da história dos povos indígenas em Sergipe.

Às 19hrs do dia 19 de abril de 2012 foi iniciado o seminário, o Prof. Dr. Antônio Lindvaldo apresentou a comissão organizadora do evento, logo em seguida, às 19h e 20min, a primeira palestrante da noite entrou em cena: Beatriz Góes Dantas, uma pesquisadora que contribuiu na história indígena de Sergipe. Beatriz reuniu alguns Tópicos na sua palestra: A diversidade dos índios, a reconstituição do modo de vida Tupinambá, o projeto Colonial, as primeiras tentativas de catequese e o Desaparecimento dos Índios.

Às 20hs, o segundo palestrante Pedro Abelardo introduziu o tema “A catequese e a Civilização dos índios no Império, levantando questões como: o porquê da extinção dos aldeamentos. O último palestrante foi Whitney Fernandes, o objetivo da sua palestra foi identificar as reações dos Índios de Pacatuba durante o processo de usurpação e apropriação de suas terras. Depois houve o debate e o encerramento foi realizado por Marina Suzart e Leandro Sousa.

No segundo dia (20 de abril de 2012), Marcos Paulo Carvalho Lima, da comissão organizadora, deu início ao evento abordando as memórias dos Proprietários de terra em Porto de Folha e Índios Xocó, logo depois o Palestrante Avelar Araújo Santos Júnior citou o histórico da resistência indígena e o Processo de Organização do Movimento Indígena na primeira metade do século XX.

O último palestrante foi o Ex-Cacique da tribo Xocó, Apolônio Xocó que explicou de forma clara a luta do seu povo.

O encerramento aconteceu às 22h e 30min pelo Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa e a comissão Organizadora.

*Acadêmico do Curso de História da Universidade Federal de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário